quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

INTERRAIL - Paris I

Pois é. Chegámos! A Paris!!! Finalmente, ao fim de tantas horas de viagem, haviamos chegado ao destino. E melhor do que isso, ja pouco chuviscava! Ainda que, é certo, as nuvens negras ameaçassem nova carga de àgua.

Saímos do autocarro, e enquanto eles ficaram a guardar as malas, eu fui a casa de banho na estacao de autocarros. Uma viagem na qual eu conheci Marrocos, Algéria e também um pouco do Mali em apenas uma escada rolante. Mais a frente ajudei uma espanhola a tentar falar ingles, a qual ajudei (em espanhol está claro) a saber o caminho para a estação do metro. Indiquei-a para uma zona cinzenta, com algumas cancelas, pois pensei k aí seria o metro.

Voltei para perto deles outra vez, navegar no meio da multidão e encontrar uma mochila flutuante, e na base dela a rita, e ao lado o cruz. Fomos daí para o metro, percorrendo aquela escada rolante paris-dakar que eu havia atravessado antes, e dirigimo-nos para a tal zona cinzenta. Tinha razão, era o metro. Mas não era onde estavam as cancelas. Iríamos experiênciar pela primeira vez (e infelizmente não a ultima) o fantastico sistema de auto-estradas subterraneas que os parisienses construiram para nós andarmos com os nossos carros os vários quilómetros que separavam as linhas de metro das saídas. Infelizmente nós deixámos o carro em casa, e feitos caracois com a casa atrás fomos até à porta do metro.
Aqui, para comprar almoço, o cruz foi buscar coisas a um carrefour enquanto nós tiravamos os bilhetes de metro. Na imensa seca que foi tar la em baixo com 20 mil coisas agarradas para ninguem nos roubar, sentados ao pé das cancelas do metro feitos pedintes portugueses, ainda fui ao posto de informaçao (que nao falava ingles) pedir numa lingua gestual um mapa dos transportes, ou uma maneira de chegar a Suresnes-Mont Valeriene de comboio. (mm n tendo bilhete interrail, seria mais barato. Ou não).
Finalmente chegou o cruz, metemo-nos a nós mais as giga-mochilas no metro (felizmente era a estacao de origem da linha e nao era hora de ponta) e vimos pela primeira vez as portas guilhotina. Sao umas portas muito especiais em alguns metros de paris, em que ouve-se um barulho de aviso, e de repente...... PUM, morreu. Muito conveniente para dar as boas vindas a turistas :D


Estacao de gallieni



Metro de paris, o suicida

Chegamos então a sant lazare, uma estação de comboios que, em termos de importância na cidade seria, digamos, uma espécie de roma-areeiro. Mas aquela era uma GRANDE GARE SAINT LAZARE, pela qual havia muuuuuuuuitas linhas, e pela qual andámos de um lado para o outro. A fazer o que? STREEEESSS!!!! Esta quase na hora do comboio para suresne-mont valerien!! Eu -> fila do tgv, rita e cruz -> comprar bilhete pra comboio ate suresnes, e pelo meio uma funcionaria da SNCF (CP de franca) que era portuguesa!


Gare de Saint Lazare

E antenção, pois aqui apareceu aquele som que nos iria percorrer ate ao final do interrail, aquele irritante que nunca mais se calava....


Esta musica é so para quem esteve lá... xD (e só interessa os 1ºs 5 segundos)


No final do stress, descanso no comboio. Passa uma estacao, passa duas estacoes... STRESS!!! O comboio nao parou em La defense!! Tava em obras. Mas agora ta a parar numas estacoes que (segundo o mapa do próprio comboio) esta na linha errada! E agora?? Rita, usa o teu frances para perguntar a alguem? Primeira tentativa: nao sabe. Lá veio uma senhora dizer que a paragem era daí a uns minutos, a seguir à proxima... Uff, honestamente, n disse a ninguem, mas se tivessemos na linha errada eu nao fazia MESMO a p*** ideia de cm voltar para tras xD

SURESNES-MONT VALERIEN!! (lembram-se de tomar aqui o 1º pequeno almoco numa estacao de comboios? xD vivam as viagens as 5:38 - sim, CINCO E TRINTA E OITO!!! - da manha xD)

Enfim, la chegamos a estacao, e percorremos o loooooooooooongo caminho de 1 ou 2 km ( um esticaozinho :P ) por suresnes, atravesámos sinais vermelhos e o sena, e depois de um pouco chegamos ao camping. Entramos, pagamos, e montámos pela primeira vez a tenda (ah, e recebemos chapeus de borla!! Eu nao precisava, mas.... viria a precisar!)

Depois disso, e mesmo com alguns planos de horario completamente alterados do meu programa, decidimos que deviamos ir a paris. Afinal, fazia SOL e céu limpo!!! Maravilha, e la pagamos cerca de 1 euro e meio para ir ate a estacao de metro de port maillot, e ir de metro até a gare du nord (através duma linha que nunca mais iriamos esquecer, a linha do mal, a linha que devia ser suprimida do mapa!! A linha.... 4!!!!). A partir daí, demos mais um esticaozinho com direito a apreciar a ENOOOORME gare du nord misturada com a gare de l'est, e seguimos até Monmarte, onde subimos as enormes escadarias rodeadas por vagabundos chatos que nos querem roubar, até à magnifica sacre coeur!!

Sacre Coeur

Depois de passarmos um bom bocado la dentro e de ficarmos desolados por nao poder ir lá acima, descemos monmartre, vendo a place du tertre (genial com os seus pintores),

Place du tertre

os moinhos de vento das vinhas de paris e ainda o grande MOULIN ROUGE!! :D

Mouling Rouge!

Descendo pelas ruas fomos dar a gare de saint lazare (onde a apreciamos por fora, e à genial estatua dos relogios),


Gare de Saint Lazare por fora

Estatua dos relogios em frente à estacao de Saint Lazar


e depois às galerias la fayette, as galerias mais chiques de frança,

Aspecto de dentro das galerias

onde estava uma cupula de vidro sob a qual vendedores mostravam a sua montra de perfumes e relogios a preços exorbitantes.

Cupula de vidro das galerias la fayette

Das galerias fomos até a opera,


Opera de Paris

e depois ate ao palais royal, onde passeámos pelos jardins de arbustos gigantescos.



Patio do palais royal, com as suas colunas cortadas


Jardins do palais royal com os seus arbustos

Daí entramos na praça do museu do louvre, vimos a tão famosa pirâmide de vidro,


Piramide de vidro e o Louvre

e fomos percorrendo calmamente o ENORME jardin des tuieries, com a sua roda (mini) gigante, as suas fontes e as suas estatuas fantasticas.

Jardin des Tuileries

Subimos ainda para ver a place vendome e a estatua de napoleão,

Place Vendôme

sendo sempre o nosso caminho rodeado pelas lojas mais caras que alguma vez passáramos.

De volta para os jardins, fomos até á place de la concorde, tiramos fotos,

Place de la concorde

e tirámos provas de que a madeleine está, de facto viva.


MY DREAM IS TO FIND, A MADELEINE ALIVE!!! ACHAMOS!!! ACHAMOS A MADELEINE....ALIVE!!!!


Mas em pedra. E parece uma Opera. Tudo parece uma opera alias, é a originalidade de paris. Vamos fazer um edificio? sim, pomos um triangulo e colunas em baixo! E aí teem a madeleine/opera/camara municipal/panteao/etc.

Na concordia acabámos o nosso passeio a pé. Mas tinhamos que jantar, e ja era tarde. MAC DONALDS! Fomos de metro até La defense (aproveitámos e vimos - by night - a zona mais moderna e futurista de paris e o seu grande arco)

Grande arco de la defense

e jantámos num mcdonalds rodeado por dreads xungas. Ainda assim, deu para descobrir algo que infelizmente nao vai chegar a portugal de certeza, pk é bom demais! Por apenas 1.5 o ROYAL CHEESE enchia bueee!! Bue fixe!!

Finalmente, voltamos para o camping via metro até o port maillot, e depois de bus até o camping, e dormimos fantasticamente porque deitámo-nos ja depois da meia noite e iriamo-nos levantar.... as 7.... xD

Vivam as ferias!!!

Veredicto:
1º Passeio por Paris -> 9.77 KM

1 comentário:

João disse...

Primeiro apontamento: A casa de banho da estação dos autocarros foi a coisa mais nojenta q eu tinha visto em anos (sem contar com o video q o motorista rebarbadão me mostrou)

Segundo apontamento: Ahh aquelas 5.38h.. ainda me lembro de trincar os corn flakes cm os olhos ainda a pensarem q tava na altura de dormir...

Terceiro apontamento: Toda a zona que descemos até ao Moulin Rouge foi espectacular. Acho que até fiquei mais impressionado do que a parte final (talvez porque nunca tivesse ido por aqueles lados em Paris) (ok na parte final deu pa tirar umas belas fotos =P)

Quarto apontamento: Deviamos fazer uma carta ao boss do McDonalds para por o Royal Cheese em Lisboa xD Mas que HAMBURGUER! xD Bom e barato, ao jeito do interrailista pobre LOL

Quinto apontamento: Andamos para c*****!!!!!! E voces já tinham os pes todos lixados quando voltamos às tendas xD