sábado, 6 de junho de 2009

Planetario :D

Na semana passada fomos passear ao planetario. A grande noticia aqui nem é o ir ao planetario, é mesmo o "passear", pk isto em tempos de crise (nao financeira, mas IST'eira) é dificil arranjar um tempinho que os dois possamos dispender para passear.

Mas pronto, fizemos 2 anos e meio, e ah e tal ta na altura de fazermos um grande passeio pra comemorar. como tal, dispensamos para nos umas horinhas pra ir ali a belem dar uma volta ( xD ) e fomos ao planetario!!! mais do que isso, como chegamos 40 min adiantados (nada habitual, costuma ser 40 min atrasados) fomos acabar de ver o museu da marinha. Sim, acabar, pk nós da outra vez fomos "expulsos" do museu da marinha, pk ainda faltavam uns 10 min praquilo fechar e ja o homem estava a apagar as luzes do museu e a mandar tds embora (todos -> a enchente de 7 pessoas que estavam no museu, 3 delas eram funcionarios).

Fomos portanto ver o resto do museu da marinha. O museu da marinha que tem duas partes:
- a primeira é cheia de objectos antigos, e vai desde os egipcios ate à marinha moderna, e esta cheia de miniaturas geniais de barcos, tao fixes que da vontade de arrancalos de la, pegar em playmobils e começar a brincar às guerras xD A parte mais moderna, das fragatas portuguesas vindas da russia em segunda mao e dos submarinos adquiridos no rent-a-submarine na alemanha é muuuuito fixe, la com as armas todas e tal, e com os torpedos, mt fixe. Depois alem disso ha uma reconstrucao dos quartos de sua alteza real o assassinado em publico D.Carlos e da sua mulher, que mostram o quanto era dificil a vida de rei no alto mar (quartos com piano e tudo!!)

- a segunda parte é mais "real", pk tem em exposicao uma data de barquinhos de varios pontos do país (tipicos), barcos de pesca fluvial, veleiros (ou la como se chama), galeotas (barcos pra transportas o pessoal da familia real) e o fantastico bergatim, um barco todo xpto feito pro rei e que chegou a levar pelo tejo a rainha de inglaterra (a que ainda está viva). Alem destes barcos tds, tem la mais 2 ou 3 hidroavioes, um dos quais é o Santa Cruz, que permitiu ao gago coutinho e ao sacadura cabral concluir a primeira travessia aérea do antlântico sul.

Ah, e sobre o planetario? Epa, pralem da seca de encontrarmos por lá a rita xD, aquilo tem 2 sessoes, uma pra astro-geeks, sobre o telescopio hubble (byeargh), e outra mais normal, sobre os ceus de portugal, eclipses, cometas e trovoadas. É uma sessao gira, mt boa pra dormir uma soneca de meia hora, pk as cadeiras sao muito confortaveis e o homem nunca mais para de falar de cada constelacao, que sao 5 milhoes xD. Já agora, acho incrivel a capacidade dos astronomos pegarem em 3 estrelas e dizerem que é claramente duas pessoas a discutirem e a falar da telenovela da tvi. É algo que a mim, que sou de informatica e nao percebo nada de inventar coisas, me ultrapassa.


E é tudo. Ah, pormenor importante pra forretas como eu. É tudo barato (pra estudantes), tanto o da marinha cm o planetario (1.5€/ 2€ respectivamente)

2 comentários:

Carlos Fonseca disse...

Fui ao Planetário com a Inês num dia em que era grátis! :P Vimos essa dos céus de Portugal. Achei engraçado no inicio parece mesmo que estamos a olhar para o céu!

Tavas a gozar sobre dormir lá dentro mas tava um gajo (já a tender para a 3ª idade) que volta não vira começava a ressonar até a mulher o acordar...

Vivi disse...

Heia...
Ainda tenho de ir aí.
=/
Tá apontado na listinha.
^^