quinta-feira, 6 de setembro de 2007

LISBOA - CENTRO, BAIRRO ALTO E BELEM

Começando de manhã, vai-se ate à estação de metro de São Sebastião, para começar o passeio. Daí, saíndo de dentro do El Corte Inglés, sobe-se a rua antonio augusto aguiar (uma das mais importantes de lisboa) até virar á direita na alameda Cardeal Cerejeira, para a meio dessa alameda ir ao miradouro que se encontra á esquerda e que é um dos mais bonitos de Lisboa: o miradouro do parque eduardo VII.


De lá pode-se ver o parque eduardo VII, o marques de pombal, o inicio da avenida da liberdade, e ao fundo o tejo.





Do miradouro desce-se pelas zonas peonais do parque (por um dos lados, já que pelo meio nao se pode) até á rotunda muito apelidada como a mais perigosa da capital, tão elevado é o trafego : o marques de pombal, da qual se pode ver a enorme avenida da liberdade rodeada de todo o melhor comercio de luxo nacional e internacional e de hoteis de 5 estrelas.



Segue-se entrando no metro do marques de pombal para passar via subterrânea a avenida da liberdade e ir até aos restauradores, que é caracterizada pelo alto obelisco, erigido em 1886, comemora a libertação do país do domínio espanhol em 1640.



As figuras de bronze do pedestal representam a Vitória, com uma palma e uma coroa , e a Liberdade. Os nomes e datas nos lados do obelisco são os das batalhas daGuerra da Restauração.








Continuando (passando pela antiga estação ferroviaria do rossio) entra-se na praça dom pedro IV, mais conhecida como Rossio, e vira-se á direita a meio do rossio, na primeira rua de peões que aparece, até umas escadas, e sobe-se até á rua acima. Em vez de continuar por essa rua (calçada do carmo), sobe-se uma serie de escadinhas largas e longas, muito tipicas de lisboa, em cujos intervalos entre cada série de escadas está montada uma esplanada, e um homem a chamar clientes convidando-os a almoçar. Subindo as numerosas escadas até ao fim, e virando a direita, vai-se dar a uma praça onde está a igreja de São Roque, cujas figuras apocalipticas do tecto e a capela de Sao Joao Baptista (quarta a esquerda) se destacam do resto.




Continuando a visita, volta-se pela rua onde as escadinhas foram dar, a rua nova da trindade, seguindo-se a rua e virando a direita na rua da trindade que vai dar ao largo do carmo. Indo para a direita, desce-se até à rua garret, onde à esquerda está o centro comercial do chiado. Segue-se no entanto,para o lado direito,onde está um famoso café: a brasileira, onde fernando pessoa costumava ir, e onde foi aliás feita uma estátua em sua homenagem.




Prosseguindo até a praça Camões, segue-se em frente pela rua do loreto e o largo do calhariz, até à esquerda avistarmos o ascensor (não, não é um electrico) da bica. Viaja-se no ascensor, apreciando as ruelas apertadas do bairro alto e a descida inclinada que o ascensor faz.


Saíndo na rua de sao paulo, continua-se em frente pela rua da moeda até virar logo na rua à direita para almoçar num grande e barato restaurante: adega dos macacos.


Depois de almoço, apanha-se o electrico 15 mesmo em frente, ao pé da estação de comboios de cais do sodré, até belém, em frente do mosteiro dos jerónimos.


Aí visita-se o mosteiro dos jerónimos (uma das maravilhas de portugal), e depois atravéssa-se os magnificos jardins de belém com a sua bela fonte bem no centro, passando o centro cultural de belem e a linha de comboio até ao padrão dos descobrimentos,de onde de cima tem-se uma vista muito bonita sobre o tejo e a zona dos jardins de belém.


Seguindo junto ao rio, passeia-se em frente ao rio até à torre de belém (visitar, porque é muito bonita, não só a vista de cima mas como os patamares entre a entrada e o topo).



Termina-se o passeio continuando a ir pela margem do rio (passando o monumento em homenagem aos mortos na guerra colonial) até algés, onde um autocarro leva-nos até à estação do Oriente.

Sem comentários: